Seja bem vindo a PIB em Goibeiras


Conheça nossa historia

ScannedImage-19A Primeira Igreja Batista em Goiabeiras nasceu em 7 de setembro de 1968, quando uma congregação foi organizada em igreja. A história dessa comunidade não pode ser contada, sem que se inclua, em seu texto, o dia 17 de novembro de 1956, ocasião em que chegou ao bairro, procedente de Mulembá, hoje Santa Marta, a família Muniz, precursora de tal empreendimento.

O casal Zacarias Muniz e Eunice dos Reis Muniz se instalou em Goiabeiras, na rua Desembargador Cassiano Castelo, 169, juntamente com os filhos. Era uma pequena casa com uma mangueira plantada ao fundo do quintal, cujos inquilinos começariam a usá-la como ponto de culto e referência maior da pregação da Palavra de Deus no bairro. Daí, o porquê das afirmações dos historiadores sobre a Primeira Igreja Batista em Goiabeiras ter-se iniciado à sombra de uma mangueira. O início daquele trabalho contou com a força e garra de membros da Igreja Central de Vitória que, na ocasião, funcionava nas dependências do Colégio Americano Batista.

À medida em que o trabalho ganhava corpo, outras personagens foram somando esforços naquela atividade. Entre elas, incluem-se o evangelista Adalfredo Wanick, membro da Igreja Central – na ocasião, dirigida pelo pastor Alfredo Vianna – e o futuro pastor Guilherme Ferreira, que se tornaria o presidente da Congregação.Com Zacarias Muniz, Adalfredo Wanick e Guilherme Ferreira a obra missionária avançou, tornando-se, anos depois, numa das maiores obras evangelísticas já instaladas na região.

Slide28Em 1961, a Igreja Central, tendo à frente Adalfredo Wanick e Guilherme Ferreira, decidiu comprar um terreno e construir um imóvel, embrião do imóvel que hoje abriga projetos sociais da igreja. Com o passar do tempo, outros obreiros foram se incorporando àquele ministério. Em 1967, chegou José Valentim Filho, vindo de São João do Manteninha.

Em 7 de setembro de 1968, a Primeira Igreja Batista em Goiabeiras foi organizada com 73 membros. O concílio que examinou e organizou a igreja contou com a presidência do pastor Manoel de Farias, além da de seus colegas pastores Paulo Mafra (secretário), Deodor Taets (examinador), José de A. Gomes, Alfredo V. Barbosa e Abimael Corrêa do Nascimento.Em imediata assembleia administrativa, os fundadores elegeram e empossaram nossa primeira diretoria, a cuja frente ficaria o pastor Deodor Taets que, com a esposa, Gilda Rosa S. Taets, logo se somariam aos fundadores.

Ao longo dos anos, além do Pr. Deodor Taets, também exerceram importante ministério na presidência da PIB Goiabeiras os pastores: Carlos Rubens Nogueira, Eliézer D`Avila e Robson Scarabelli. Esses pastores deixaram importante legado e contribuição para o avanço da obra missionária exercida pela igreja, incluindo a plantação de 7 igrejas filhas.

Atualmente, o pastoreio da PIB Goiabeiras está sob a responsabilidade do Pr. Heleénder de Oliveira Francisco, desde novembro de 2014.

 

 

 

Pastores PIBG


Pastor Heleénder

Pr. Heleénder de Oliveira Francisco é casado com Anna Eliza