Geração Selfie

Convém que Ele cresça e que eu diminua.” (João 3.30)

A maioria das pessoas conhece bem essa frase: “Vamos tirar uma selfie?” A Selfie nada mais é do que uma fotografia que uma pessoa tira de si mesma ou junto de outras, onde quem a tira fica em primeiro plano. A palavra deriva do substantivo de língua inglesa “self”, que significa “eu”, acrescentada do sufixo “ie”, indicador de diminutivo. Se fosse traduzida ao pé da letra, a palavra significaria “euzinho”.

Ocorre que a selfie simboliza mais do que uma foto em si. A selfie pode nos fazer refletir sobre toda uma geração, que tem adotado uma postura social absolutamente autocentrada. Nossa geração é uma geração que não suporta ficar em segundo plano. Precisamos que o foco de todas as coisas esteja em nós, que tudo seja do nosso jeito, caso contrário nos sentimos frustrados e diminuídos.

E se todos nós também pudéssemos encontrar alegria e satisfação em “tirar fotos” e não apenas “fazer selfies”? E se todos nós também pudéssemos perceber o quanto é bom dar um passo atrás e criar cenários para o protagonismo dos outros? Então, talvez, conseguíssemos estabelecer relacionamentos mais saudáveis, fraternos e cheios de amor…

E se todos nós também pudéssemos nos lembrar das pessoas que “tiraram a nossa foto”e, em muitos momentos deram um passo atrás para que nós pudéssemos protagonizar? Então, talvez, encheríamos o nosso coração de gratidão e espalharíamos uma onda calorosa de agradecimentos e reconhecimento do valor do outro.

João Batista fez isso. Não obstante fosse um homem carismático e profundamente agregador, escolheu dar um passo atrás, escolheu diminuir-se e “tirar uma foto”, ao invés de “fazer uma selfie”. Nessa escolha, serviu de “fotógrafo” para ninguém menos que Jesus.

Como têm sido as nossas relações fraternais e familiares? Temos sido daqueles que só “fazem selfies” e querem que tudo gire em torno de nós mesmos? Ou temos exercitado o movimento da humildade, de dar um passo atrás para “fotografar outros”? Que essa semana nosso convite deixe de ser “vamos fazer uma selfie?” e treinemos pedir: “Posso tirar uma foto sua”?

 

Pr. Heleénder e Anna Eliza

Faça a sua Reserva