Novembro azul

No mês de outubro, a iniciativa conhecida como “Outubro Rosa” buscou promover conscientização sobre o câncer de mama, o que mais afeta as mulheres. Em novembro, essa preocupação se volta para aprevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (ficando atrás apenas do câncer de pele).

O câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Assim como os outros tipos de câncer, quanto mais cedo o câncer de próstata é diagnosticado, maiores são as chances de remissão da doença. O problema é que dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios muito avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

Para se prevenir, recomenda-se que, a partir dos 50 anos, as consultas com um urologista sejam anuais. Entretanto, pacientes com histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade.

Talvez um dos maiores desafios para o homem cuidar de sua saúde seja a superação do preconceito. Mas, vale a pena lembrar que cuidar do nosso corpo é um ato de amor para conosco e para com aqueles que amamos. Cuidar do corpo é cuidar do templo do Espírito Santo, é um ato de responsabilidade para com a vida que nos foi dada como presente de Deus.

Como igreja, também aderimos à campanha e motivamos todos os homens com mais de 50 anos a colocarem em dia os exames preventivos. Mobilize você também seus parentes e amigos. Cuidar da saúde também é um ato de fé. #novembroazul

Pr. Heleénder e Anna Eliza

Faça a sua Reserva