Batismo

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. (Romanos 6:4)

Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. (João 3:5)

 

Neste domingo, temos a alegria de receber, por meio do batismo, novos irmãos e irmãs na comunidade da PIB Goiabeiras. Para nós, batistas, “o batismo e a ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprioJesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica. O batismo consiste na imersão do crente em água, após sua pública profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal. Simboliza a morte e sepultamento do velho homem e a ressurreição para umanova vida em identificação com a morte, sepultamento e a ressurreição do Senhor JesusCristo.” (Declaração Doutrinária da CBB)

O batismo é símbolo do novo nascimento, da nova criação em Cristo Jesus. No texto de João 3, encontramos um diálogo bem interessante entre Jesus e Nicodemos, um mestre da lei. Esse religioso queria saber mais a respeito dos sinais que Jesus operava, quando foi surpreendido pela fala do Messias: “Você precisa nascer de novo”! Nicodemos não entendeu nada; pensou que Jesus estivesse falando que ele deveria voltar para a barriga de sua mãe. Jesus repete e enfatiza: “Você precisa nascer da água e do Espírito”. Que metáfora mais linda! Em outras palavras, Jesus está afirmando: você precisa nascer de outra pessoa, Nicodemos! Não de sua mãe biológica, mas do Deus-mãe Espírito Santo! Você precisa mergulhar na lógica do Espírito, se quiser saber o que é ser parte do Reino de Deus!

A entrada na lógica do Reino se deve graças a esse movimento maternal de um Deus que nos gesta, de um Deus que nos recria, de um Deus que nos pariu de novo. Quando batizamos alguém, estamos simbolizando esse movimento: alguém morreu para o mundo e foi recriado por Deus em novidade de vida. Batismo é símbolo de parto. Batismo é símbolo de vida. Batismo é símbolo do movimento materno de Deus, de nos fazer novas pessoas.

É por isso que hoje estamos em festa! Estamos celebrando um parto bem sucedido! Estamos celebrando a vida nova em Jesus! Seja bem vindo (a) à nossa festa!

Pr. Heleénder e Anna Eliza

Faça a sua Reserva