500 Anos de reforma protestante

No próximo dia 31 de outubro, comemoramos 500 anos de um fenômeno que, para além de constituir-se como um acontecimento religioso, configurou-se como um evento sem precedentes que mudou o mundo de forma radical: a Reforma Protestante.

A Reforma foi um movimento que denunciava a deturpação do evangelho e o sistema eclesiástico cristão do século XVI. Os princípios defendidos pelos reformadores foram sintetizados em cinco frases latinas conhecidas como 5 “Solas”. Essas frases contêm as crenças teológicas básicas dos reformadores, pilares que consideravam essenciais para a vida cristã. Em outras palavras, buscava-se afirmar categoricamente:

SOLA FIDE – Somente a fé! É pela fé em Cristo que somos justificados e não pelas penitências! Cristo pagou o preço dos nossos pecados! Não temos que fazer mais nada por isso!

SOLA GRATIA – Somente a graça! É pela graça que somos salvos e não pela compra de indulgências! A salvação é um presente, não temos quecomprá-la!

SOLUS CHRISTUS – Somente Cristo! É por meio de Cristo que somos salvos, e não por meio da Igreja e seus sacramentos!

SOLA SCRIPTURA – Somente a Escritura! Todo cristão deve ter livre acesso à Escritura, nossa regra de fé e prática! O papa e a tradição da Igreja não se comparam à Bíblia Sagrada!

SOLI DEO GLÓRIA – Somente a Deus glória! Os mártires, apóstolos e cristãos fieis que já morreram podem nos servir de inspiração, mas não devem ser canonizados! Somente Deus deve receber glória e nenhum homem ou mulher, por melhores que sejam, devem receber honras e louvores.

Que a lembrança desses 500 anos nos relembrem dos nossos valores básicos como protestantes e que levemos a sério a máxima que diz: “Igreja Reformada, sempre reformando”! Não percamos a consciência crítica, não deixemos de rever nossos conceitos, não deixemos de crescer na graça e no conhecimento de Jesus! Soli Deo Gloria!

Pr. Heleénder e Anna Eliza

Faça a sua Reserva