Outubro Rosa

Desde a década de 90, a iniciativa conhecida como “Outubro Rosa” busca promover ações para ressaltar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam muito elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Se descoberto precocemente e tratado adequadamente, as chances de cura desse câncer chegam a 95%, razão pela qual é tão importante a mobilização que ocorre no mês de outubro.

Como cristãos, é importante que estejamos engajados em toda iniciativa de promoção da vida e da saúde do ser humano. Por isso, nesse mês de outubro, queremos convidar toda a igreja a se envolver com a causa do “Outubro Rosa”. Podemos fazer isso de várias formas:

  • Lembrando as mulheres com quem convivemos de que é necessário fazer sempre o autoexame das mamas, além de manter em dia a mamografia anual, bem como a ultrassonografia da mama;
  • Divulgando lembretes nas redes sociais;
  • Doando cabelo para confecção de perucas para as mulheres em tratamento;
  • Colocando uma peça de roupa ou laço rosa em seu uniforme de trabalho, para lembrar as pessoas da necessidade da prevenção;
  • Promovendo ou divulgando ações que ofereçam descontos nos exames preventivos.

É preciso sempre lembrar que o Evangelho é uma boa notícia para o ser humano por inteiro! O nosso Deus se preocupa com a totalidade do nosso ser. Por isso, a PIBG está de rosa para te lembrar que sua vida é preciosa e que cuidar da saúde também é uma atitude própria da nossa espiritualidade.

E você? Também tem alguma ideia para contribuir com o “Outubro Rosa”? Compartilhe com a gente! Vamos juntos trabalhar pela saúde da mulher!

Pr. Heleénder e Anna Eliza

Faça a sua Reserva