Ser Feliz! (Parte 2)

Mateus 5:4: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.”

 

Felizes os que choram! Esta frase de Jesus não poderia ser mais provocativa, paradoxal e intrigante… Afinal, quem é que gosta de chorar? Geralmente, não somos treinados a lidar bem com o choro. Quando pequenos, ainda bebês, o nosso choro incomoda tanto que, sempre que um bebê chora, há uma mão pronta para oferecer um colo, um peito, uma chupeta. Quando crescemos mais um pouquinho, as pessoas normalmente esperam que a gente aprenda a conter o choro. Quem nunca ouviu a frase: “Engole esse choro!”? Logo que somos inseridos no mundo da verbalização, ainda crianças, ensinam pra gente que chorar não é comportamento adequado. Na adolescência, então, nem se fale! Adolescente que chora ou é taxado de criancinha ou está “fazendo show para chamar a atenção”. No mundo dos adultos, a coisa também é complicada, afinal a cultura machista ensina que “homem não chora” e “mulher chora demais”.

Mas, aí vem Jesus e coloca o nosso mundo de cabeça para baixo, afirmando que quem é feliz, chora. Por que razão haveríamos de ter o choro como manifestação de felicidade? Talvez porque chorar seja coisa de gente. Seres humanos choram. Choram diante da dor, diante da injustiça, diante do sofrimento de seus semelhantes, diante de uma perda. Choram porque se arrependem de suas faltas, porque gostariam de voltar atrás e consertar o erro. Choram porque sentem saudade, sentem falta do abraço, sentem falta do aconchego, sentem falta do contato com outros seres humanos. Choram porque se sensibilizam e são solidários. Choram de alegria. O choro nos humaniza.

Nesse sentido, o menor versículo da Bíblia Sagrada é espetacularmente surpreendente. Pequeno na extensão, profundo na mensagem. Em João 11.35, lemos: “Jesus chorou”. E por que chorou? Porque nosso Deus se alegrou em ser gente também. E não se envergonhou disso.

E sabe o que é mais alentador? Sabermos que o versículo não apenas afirma que os felizes choram, mas também afirma que serão consolados. Seja qual for a razão do nosso choro, haverá consolação para nós. Por isso, chore de saudade, chore de arrependimento, chore de amor, chore de alegria, chore de dor, chore de compaixão, mas chore! Os felizes também choram!

Faça a sua Reserva