Relacionamento

Nesses quase 50 dias de paternidade pude ver meu coração sempre ansioso pelo momento que chegarei em casa para me relacionar com a minha filha. Pensando nisso, me veio à mente o relacionamento de Deus com o homem no início da criação.

Deus sempre foi um ser relacional, pois antes da criação eles (Deus pai, Deus filho e Espírito Santo) já viviam numa comunidade perfeita de amor. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1.26). O que podemos ver é uma decisão que é resultado da trindade compartilhando de uma comunhão única. Eu fico imaginando Deus ansioso para descer ao jardim todos os dias para conversar com seus filhos e se relacionar com eles. A Bíblia não fala por quanto tempo isso aconteceu até a queda do homem, mas a maneira como eles (Adão e Eva) se relacionavam com Deus antes do homem cair, é como Deus sonha se relacionar conosco por toda a eternidade.

Mas, será que temos buscado viver um relacionamento com Deus? Para refletir gostaria de parafrasear um texto que li do Pr. Toni Éberti. Deus quer estabelecer um canal de relacionamento através da oração, adoração e comunhão, que vai fazer com que caminhemos com Ele todos os dias. “Havendo Deus, antigamente, falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias pelo Filho”, (Hb 1.1). De maneira multiforme Deus, ao longo da história, quer falar conosco. Por exemplo, Ele usou sonhos e visões (Gn 37.9), escreveu em tábuas de pedra (Ex 31.18), usou animal (Nm 22. 22-35), escreveu em paredes (Dn 5.5), impulsionou profetas (Ez 51.1), falou de forma audível (Lc 3.21,22) e se tornou em carne (Jo 1.14).

Se relacionar com Deus acontece primeiramente pelo Espírito, através da sua Palavra. Por mais que, às vezes, possamos buscar uma relação com Deus em outros lugares ou situações diferentes do que a Palavra nos ensina, a Bíblia é onde Ele fala infalivelmente e se revela a nós, e a oração é a forma como falamos com Ele. Portanto, deixemos a Bíblia ser o lugar onde Deus se encontra e fala conosco. O relacionamento reside nesta comunhão: Ele para nós e nós para Ele. E isso ocorre o tempo todo, ao longo do dia.

Ministro Yuri Reis

Faça a sua Reserva